quarta-feira, junho 01, 2011

Diferenças de Hábitos Alimentares

Olá pessoal,

Image: digitalart / FreeDigitalPhotos.net
Eu sou o Tiago Ferreira e sou o Supervisor de Real atenção da Regional Rio Minas Espírito Santo da Egali. Trabalho na Egali há quase 1 ano e como ex-intercambista e ex-morador da Flórida, vou contar pra vocês um pouquinho da minha experiência nos EUA, focando principalmente nas diferenças de hábitos alimentares entre Brasil e Estados Unidos.

Além de todos os desafios que vocês já devem estar preparados para encarar o FREE, como sair da sua rotina, morar em outro país com clima diferente, deixar pra trás suas férias no Brasil e encarar trabalho pesado no inverno americano bem quando poderiam estar curtindo suas férias no verão brasileiro, uma coisa que pega bastante gente de surpresa é como se alimentar por lá.

Muita gente acaba optando pela forma mais prática de se alimentar, os FAST FOOD’s e aí vem o grande medo de muita gente, engordar!! Rs
Antes de entrar na questão de comida em si, vai uma dica: não se assustem se alguém te der água da torneira para beber, é comum e a água é filtrada.

Agora falando dos hábitos alimentares em si, o ideal, pessoal, é cada um se adaptar ao ritmo de trabalho, mas sem deixar que isso influencie na alimentação.
Vocês encontrarão facilmente um Wal Mart próximo as suas casas ou mercados como o WalGreens ou Smith’s, por exemplo, onde conseguirão comprar comida, além obviamente de uma extensa e variada lista de redes de fast food deliciosos e restaurantes de diferentes tipos de comidas e nacionalidades.
Para quem não sabe cozinhar nada, não precisar entrar em pânico, sempre há comida congelada, não que isso seja extremamente saudável, mas pelo menos é um socorro na hora da fome. Há até refeições prontas congeladas, basta colocar no microondas e pronto. Não é muito barato comprar frutas e carnes, porém frango e peixe já tem um preço mais acessível.
A opção de comprar comida e fazer em casa sai um pouco mais barato do que comer na rua sempre, porém é algo que demanda tempo e habilidade. Sempre há umas surpresas como o purê de batata instantâneo (sim, é vendido numa caixa e depois de algumas misturas vira um purê de batata), sem contar a diferença de preço em alguns produtos que no Brasil são caros e lá são bem mais baratos e vice-versa. O Sorvete haagen dazs é um exemplo clássico.
Muitos empregadores acabam oferecendo refeição ou então descontos para funcionários, principalmente para que vai trabalhar em restaurantes. O que muitos alunos já aproveitam para não precisar cozinhar em casa.

É muito comum encontrar bastante coisa parecida com o Brasil em relação a produtos alimentícios, porém os americanos gostam mais das opções práticas.
Começando com o café da manhã, enquanto nós brasileiros perdemos um tempinho na manhã preparando aquele cafezinho preto, os americanos já são adeptos das práticas e deliciosas Coffee Shops. São muitas opções espalhadas por todo país e vários tipos de cafés também, até café gelado vocês encontrarão. Suco também é facilmente encontrado com diversas opções de sabores.
As opções de cereais também são bem variadas e leite é algo que se consome muito nos EUA, pois é barato e facilmente encontrado. Frutas, pães, geléias também são itens que eles gostam de consumir no café da manhã além claro de ovos e bacon. Os clássicos Waffles com syrup (um tipo de mel), pancakes, bagels com cream cheese e muffins também fazem parte do menu matinal.

Partindo pro almoço, vocês verão claramente como eles preferem a praticidade. O almoço do norte-americano é leve – as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de se resumir a um único sanduíche. O jantar é, na maioria das famílias americanas, o principal prato do dia.
Qualquer rede de fast food, principalmente em cidades grandes,  estarão bem cheias nesse horário, como o próprio nome já diz é rápido e cada segundo nos EUA vale ouro. Qualquer refeição é facilmente substituída por sanduiches, mas não se assustem, sempre há a opção de comida também. Para quem gosta de cozinhar, há arroz nos supermercados e até de caixinha, o que é bem prático. Já feijão é consumido de maneiras que alguns brasileiros acham bem estranhas, por exemplo, sem acompanhar o arroz, com cachorro-quente ou então enlatados, normalmente importados do México.
Uma coisa interessante e que eu acho que irá surpreender muita gente é que os americanos gostam muito de salada, será fácil encontrar restaurantes com essa opção de oferta de acompanhamento. O molho Ceasar é bem tradicional e delicioso.
Dentre as carnes mais consumidas estão o Turkey (peru), Beef (carne vermelha) e chiken (frango). Muitas crianças acabam optando pelo famoso Mac’n’cheese, é altamente calórico, mas é prático e gostoso, além fácil de se comprar.

A grande diferença entre nós brasileiros e os americanos é que realmente nós conseguimos nos adaptar facilmente com a comida deles. Há diferenças clássicas nas combinações e nas formas de fazer a comida como por exemplo: como sobremesas adoramos pudins, eles preferem bolos e tortas; normalmente nosso almoço é baseado em arroz, feijão e alguma carne, já eles se contentam apenas com carne e batatas; nosso churrasco é temperado com sal grosso, eles adoram colocar molho barbecue e outros tipos de tempero;

Bom pessoal, acho que com esse pequeno post vocês já conseguem ter uma idéia de como será para se alimentar enquanto estiverem fazendo no FREE. A idéia é que cada um aproveite o máximo essa experiência pois ela é única. Aproveitem essa troca cultural!!!

É muito legal ver alunos de FREE que antes não sabiam fritar um ovo e voltam pro Brasil quase que Chef’s!rs

Cozinhem com seus amigos brasileiros, americanos, chineses e de várias outras nacionalidades.

Taste it and set you FREE!!

Abraços,

Tiago Ferreira. 

Um comentário:

  1. Ai que saudade do meu arroz sem tempero, comida sem sal, gordura pingando e aquele delicioso feijão na sobremesa...

    Acordar cedo, tomar uma Budweiser no café, almoçar aquele Fish and chips de deixar qualquer guardanapo afogado, chegar em casa no final da tarde e comer uma deliciosa comida caseira com gostinho de saudade da mamãe.

    Ir pra night, dia seguinte trabalhar de ressaca e com azia, implorando para o relógio correr um pouquinho porque é dia de jogo do Flamengo e vamos todos assistir no Restaurante Brasileiro da cidade!!

    Eh saudade dos tempos de comer mal... voltei um gordo muito feliz. =)

    Bruno

    ResponderExcluir

Feel FREE to speak...