quinta-feira, junho 09, 2011

Você sabia?

Olá Pessoal,

Até a data do seu embarque, ao menos uma vez por mês, iremos fazer um post no blog chamado "Você sabia?". Esta série de posts trará curiosidades sobre os Estados Unidos, seus costumes, hábitos e práticas cotidianas que muitos de vocês desconhecem. Neste primeiro post, iremos falar de um dos símbolos do patriotismo americano: sua bandeira.

No dia 14 de Junho é comemorado nos EUA o Flag Day, pois foi neste dia, em 1777, que o Segundo Congresso Continental adotou o uso da bandeira americana. Entretanto, foi somente em 1916, através de uma proclamação feita pelo presidente Woodrow Wilson, que esta data foi estabelecida como dia oficial da bandeira. Alguns anos depois, em 1949, o congresso, através de um ato, tornou o dia 14 de Junho o National Flag Day.

Apesar disto, o Flag Day não é oficialmente um feriado nacional, ou seja, tudo funciona normalmente. O único estado americano a transformar este dia em um feriado foi a Pennsylvania.

Além do dia ser comemorado em diversos locais com paradas, ou Flag Day parades, a semanana inteira é chamada de National Flag Week. Nesta semana, o presidente faz uma proclamação solicitando aos cidadãos americanos que mantenham suas bandeiras hasteadas durante os sete dias. Além disso, a bandeira deve ser exibida em todos os prédios de órgaos governamentais.

Bandeira representando 13 estados
Desde 1777, a bandeira americana passou por 26 modificações e somente em 1960 passou a ter a imagem que tem hoje. A bandeira consite em 13 listras vermelhas e brancas que representam as 13 colônias originais que se rebelaram contra a monarquia britânica, formando os treze primeiros estados americanos. As estrelas brancas no topo esquerdo da bandeira representam os 50 estados que formam os Estados Unidos da América. A última estrela, ou último estado a ser representado na bandeira foi o Havaí. 

Bandeira com 51 estados
Caso novos estados sejam incorporados aos EUA como, por exemplo, Porto Rico, o Instituto Heráldico do Exército dos Estados Unidos já preparou opções para bandeiras com até 56 estados representados. 


Happy Flag Day!

Abraços,
Thiago Michaelsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feel FREE to speak...