quinta-feira, dezembro 17, 2009

Todo cuidado é pouco




A dica da vez é... abuse nas formalidades!
O brasileiro é muito famoso por ser um povo muito simpático, hospitaleiro e alegre, e muitas vezes isso poderá lhe gerar bons frutos e gorjetas. Mas cuidado, vocês estão vivendo em um país que possui uma cultura bem diferente da nossa, na maioria das vezes, muito mais conservadora.
No início use e abuse das formalidades e educação. As palavrinhas mágicas são sempre bem vindas, chamar as pessoas de “Senhor” e “Senhora” nunca será errado e, mesmo que as pessoas lhe tratem com falta de educação e respeito, ignore. A sua tarefa é ser sempre educado.
Cuidado com os beijos e abraços, de início, o aperto de mão é sempre a melhor opção. As roupas também devem ser escolhidas com calma e de acordo com a situação. Mas não esqueça, de acordo com a situação nos Estados Unidos, pois muitas vezes o que é normal para nós pode ser absurdo para eles, assim como há muitas coisas que para nós é um absurdo e para eles é normal, mas essa vez, nós é que estamos no país contrário. Muitas das nossas ações pode nos gerar grandes problemas e constrangimentos, algumas coisas podem nos gerar uma bela multa (como atravessar a rua fora da faixa de segurança) ou até serem considerados crimes.
As piadas devem sempre ser pensadas e repensadas. Nem sempre uma piada para nós é uma piada para eles. As vezes a piada pode virar ofensa. Tome bastante cuidado também nas traduções, muitas vezes traduzimos algumas frases, palavras ou expressões literalmente do português para o inglês, e nem sempre elas estão corretas. Caso o que você falou cause alguma situação constrangedora, peça desculpas, explique a sua situação como estrangeiro e tente repensar a sua frase de uma nova maneira, dessa vez correta.
Outro cuidado que deve ser tomado é com o português. Muitos alunos estão viajando juntos, e quem não está sempre acaba conhecendo outros brasileiros. Como a maioria das pessoas não nos entende, falamos abertamente nas ruas, trabalho e demais lugares públicos sem cuidar do palavreado ou assunto. Os palavrões e assuntos que deveriam ser tratados com certo sigilo são abordados em qualquer lugar. Mas cuidado, há brasileiros em qualquer canto, muitas vezes você pode estar sendo entendido. Há também muitas regiões com pessoas que falam espanhol e também entendem um pouco do que falamos. Outro fator que não prestamos atenção é que muitas palavras são iguais em inglês e português, ou muito parecidas. As expressões são mundiais e muitas vezes acabam por passar o que estamos falando mesmo sem que as pessoas entendam o nosso idioma.
Não, vocês não devem virar robôs. Apenas serem cautelosos. Vergonha e mico no início todo mundo passa e paga, é uma língua e costumes diferentes, basta que você peça desculpas e mostre que não agiu com má atenção. Com o tempo cada aluno descobrirá um pouco da cultura aonde está vivendo a aprenderá a lidar com as situações. Afinal, a cultura do Texas também é muito diferente da cultura californiana.
Aos poucos também vamos ganhando a simpatia das pessoas e as informalidades vão se tornando normais, mas isso vem com um pouco de tempo. No início não arrisque, seja formal! E uma dica comprovada, a educação abre qualquer portas!
Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feel FREE to speak...