Olá Pessoal,
Meu nome é Érick Luchtemberg e trabalho na área comercial da Egali, como coordenador do escritório de Porto Alegre. Como ex-aluno da Egali e do FREE, posso contar para vocês em primeira mão o que esperar do programa e também dividir algumas idéias para que vocês aproveitem ao máximo o intercâmbio de vocês.
Meu nome é Érick Luchtemberg e trabalho na área comercial da Egali, como coordenador do escritório de Porto Alegre. Como ex-aluno da Egali e do FREE, posso contar para vocês em primeira mão o que esperar do programa e também dividir algumas idéias para que vocês aproveitem ao máximo o intercâmbio de vocês.
O principal determinante para ter sucesso no FREE é a maneira como você vai encarar o programa. É importante você ter consciência de que o fato de sair com o emprego do Brasil não o torna mais fácil do que as outras modalidades de intercâmbio.

Uma dica de quem já fez o FREE é: deixe fluir! Viva um momento depois do outro e aproveite cada segundo. Quando você menos esperar, estará dentro do avião voltando para o Brasil com uma carga de vida que nenhuma outra experiência poderia ter lhe proporcionado.
A melhor maneira de lidar com as expectativas em relação ao trabalho ou a cidade é: não criar expectativas! Sim, isso é extremamente difícil! Mas acredite, tudo que você imaginar, inventar e criar na sua mente, nada vai ser como você pensou durante o seu intercâmbio. Algumas coisas serão melhores, outras piores.
O importante é estar aberto as diversas opções e saber tirar o máximo proveito de cada uma. Com certeza você não irá trabalhar no melhor empregador, na cidade mais legal e ganhando o melhor salário. Mas pode ter certeza, muita coisa boa terá onde quer que você vá!
É importante criar um ambiente agradável de trabalho! E isso não é apenas no emprego do FREE, mas qualquer outro lugar que você for trabalhar. Se você for simpático com seus colegas, pode ser que eles sejam com você. Se você não for simpático, eles certamente não serão. Tome a iniciativa! Se mostre disposto no trabalho, seja prestativo com os clientes, colegas e chefes. Se você os tratar bem, logo eles lhe tratarão também. Lembre-se: respeito e simpatia levam você a qualquer lugar.
Eu tive muita sorte no meu empregador. Eu fiz a minha sorte! Desde o primeiro dia eu me mostrei proativo, pontual, puxava papo com os outros funcionários e chefes. O FREE é um programa em que todos os empregos são na área de serviços, em funções que você nunca pensou trabalhar aqui no Brasil. Aproveite e divirta-se! Dê o melhor de você!

Esteja preparado! Os empregadores mais comuns são: hotéis, restaurantes, lojas, cassinos, etc. E você não terá necessariamente uma função. Eu trabalhava em uma cafeteria em que fazia as bebidas quentes, as bebidas geladas, era caixa, atendia os clientes, limpava o chão, lavava a louça, pegava os ingredientes ou qualquer outra função que poderia ser feito na cafeteria.
Não há nenhuma dica especial a ser passada. Apenas encare essa aventura como mais um desafio! Os momentos de dificuldade serão os que mais farão você crescer. Os momentos de diversão serão constantes e devem ser aproveitados!
Enjoy it! FREE your mind!
Abraços,
Érick Luchtemberg
Comercial
Enjoy it! FREE your mind!
Abraços,
Érick Luchtemberg
Comercial
Poxa, bacana esse teu post, Érick.
ResponderExcluirÉ sempre muito bom ver alguém que já foi comentar sobre suas experiências. Faz com que, a gente que ainda vai, se sinta mais seguro e preparado para encarar esse desafio.
Aguardo mais postagens como essa. Talvez pedir para outros intercambistas que já foram, postarem suas experiências aqui seja uma boa ideia.
Att,
Paul Thiago - Joinville/SC
Oi Paul!
ResponderExcluirVocê pode verificar os artigos desse blog entre os meses de Maio e Setembro de 2010 e conferir o depoimentos de alguns alunos da Egali que também fizeram o FREE.
Além disso, fique atento ao blog! Manteremos atualizações constantes com diversas dicas sobre o programa.
Abraços,
Érick.