quinta-feira, julho 21, 2011

E agora, como escolher o meu emprego?

Boa noite pessoal,

Agora que estamos começando a divulgar as vagas de empregos certamente uma dúvida paira na mente de todos: como escolher o melhor emprego?

Um dos pontos mais legais do FREE é que as escolhas decisivas do intercâmbio começam antes do embarque. Na maioria dos intercâmbios os desafios e decisões são somente tomadas depois que o intercambista já se encontra no país de destino. No FREE é diferente! Você precisará começar a tomar decisões ainda aqui no Brasil, uma delas, a escolha da(s) vaga(s) que você irá se candidatar. Mas qual é a melhor maneira de tomar essa decisão?

Como tomar uma decisão sobre opções que eu ainda nem conheço? Garanto meu emprego na Colocação Direta ou espero as Feiras? Dou preferência pela cidade ou pelo empregador? São tantas decisões que o nervosismo fica a flor da pele! Legal, pois durante toda a nossa vida teremos decisões assim, o FREE é só mais uma etapa. No vestibular, a maioria dos jovens não tem certeza se aquele é realmente o curso que deseja seguir para toda vida. Muitas vezes trabalhamos em um lugar e surge uma nova oportunidade em outro que parece melhor, mas é mais arriscada. A própria decisão de largar tudo e fazer um intercâmbio já foi super importante. Portanto, decidir qual o empregador ir no FREE vai ser tarefa fácil. Segue algumas dicas!

Todos nós sabemos que a maioria dos empregadores são em cidades pequenas ou médias. Na maioria das vezes vocês nunca vão ter ouvido falar da cidade para onde vão. Porém, não é porque vocês não conhecem que ela não é legal. Assim como o Brasil tem culturas extremamente diferentes e distintas entre si (Baiano, Mineiro, Paulista, Gaúcho, Carioca, etc), nos Estados Unidos acontece o mesmo. O país tem uma extensão muito grande e diversas culturas, cada estado/cidade/região com as suas peculiaridades. Independente de onde vocês forem, saibam explorar e aprender o máximo da cultura e hábitos locais.

Na hora de aplicar para um emprego é importante ter noção dos pré-requisitos:

  • Datas de chegada e retorno dos Estados Unidos: vocês só poderão aplicar para empregadores com início e término conforme a data de liberação da universidade.
  • Nível de inglês: cada vaga possui um nível de inglês mínimo exigido e vocês só poderão se candidatar para as vagas que exijam o seu nível ou menos de inglês, conforme resultado do Egali Test.
  • Ordem de matrícula: para vagas que mais pessoas estejam se candidatando e mais pessoas do que o número de vagas sejam aptas, a decisão de quem fica com a vaga é conforme a ordem de matrícula. Quem se matrícula antes tem prioridade!
  • Grupos/Duplas: caso você esteja viajando com outra(s) pessoa(s) poderá se candidatar apenas para empregadores que tenham vagas conforme o número de pessoas no grupo e que atendam os pré-requisitos de todos os integrantes.

Colocação Direta ou Feiras? A escolha fica exclusivamente com você! Mas a minha dica é: não arrisque o ótimo se pode garantir o bom. É bem importante ressaltar que no momento que vocês são aprovados para uma vaga, não poderão se candidatar para outra. As vagas são bem similares em ambas as opções, então se surgir uma vaga boa na Colocação Direta, aproveite e se candidate! Pode ser que posteriormente surja uma vaga melhor na Feira? Pode, e você não poderá se candidatar se já tiver sido aprovado. Assim como você pode deixar passar essa oportunidade que gostou e não surgir posteriormente outra vaga igual, ou melhor.

Empregador, salário, cidade, acomodação e função! Nenhuma vaga terá o melhor empregador, com o melhor salário, na melhor cidade, com uma acomodação bem barata e com a melhor função. Vocês deverão observar as vagas e colocar na balança todos os itens para verificar qual opção vocês tem preferência.

Um pouco da minha experiência! Segue abaixo um pouco do processo de como eu consegui o meu emprego:

  • Salva-vidas na cidade de Baltimore (Colocação Direta): não consegui o emprego devido a ordem de matrícula.
  • McDonald’s em Oahu, Hawaii (Feira Virtual): não consegui o emprego devido ao nível de inglês. 

Tentei algumas outras vagas diretas também, mas acabei tendo que ir para Feira, onde haviam diversas opções e lá acabei definindo o meu empregador.

Espero que essas dicas ajudem vocês à fazer boas escolhas.
Abraços,

Érick Luchtemberg

Um comentário:

Feel FREE to speak...