sexta-feira, junho 24, 2011

Por que fazer o FREE?

Sou super suspeito na hora de dar a minha opinião sobre o FREE, pois pude encarar a experiência como aluno (em 2008/2009) e base da Egali nos Estados Unidos (em 2009/2010). Conheço bem tudo que pode acontecer com vocês, uma vez que passei por tudo isso e acompanhei de perto e auxiliei os alunos no ano seguinte. Por ter essa como a principal experiência da minha vida, hoje venho ressaltar alguns motivos pelos quais alguém deve optar em fazer o FREE!

Se virar sozinho: sem dúvida a parte mais legal e desafiadora! Não há nada melhor do que ter total liberdade, pagar as próprias contas, não ter horários e nem ninguém pra dar satisfação. Você pode fazer o que quiser, como quiser, onde quiser e quando quiser! A liberdade que vocês sentirão durante a viagem é algo inexplicável. Por mais que você viaje com namorado(a) ou amigos(as), uma vez que você estiver participando do programa, você faz o seu roteiro! O seu dia, é o seu dia!

Por outro lado, ter essa liberdade e total controle sobre o seu nariz implica em uma série de responsabilidades. Você é o único responsável pelos seus atos e responde por eles. Qualquer problema ou situação de dificuldade que surgir, é você que terá que resolvê-la. Mas como resolver? Não haverá pai, mãe, ou qualquer outra pessoa pra resolver pra você. É a hora da superação! É na hora da dificuldade (e todo mundo passa por alguma dificuldade durante o intercâmbio) que você busca a criatividade, usa a inteligência, aproveita a lógica e o raciocínio rápido para solucionar qualquer que seja o desafio imposto a sua frente.

Aprendizado acelerado:
como já comentei no artigo anterior, o FREE são cerca de 3 anos em 3 meses! Em nenhuma outra situação você aprenderá tanta coisa em tão pouco tempo. Em nenhuma outra situação você praticará tão constantemente tudo o que aprendeu até ali. Tudo é novo! O maior desafio é absorver o máximo possível dessa explosão de novidades que se faz freqüente no dia a dia. Sim, o dia a dia é uma sala de aula! Não existe rotina! Se por acaso você estiver caindo em uma rotina durante o FREE, CUIDADO! Algo está errado!

Durante o meu intercâmbio eu impus que todo dia tinha que valer a pena por algum motivo. Ou era um lugar novo, uma pessoa nova, uma expressão que eu não conhecia, um dia de trabalho ($), comer uma comida que eu nunca tinha comido, ir em algum lugar que não tinha ido, experimentar algo que nunca tinha tentado. Todo dia deve valer a pena! Não fique um dia sequer sem aprender alguma coisa nova!

Novos amigos:
entre os intercambistas a gente ouve falar em uma expressão chamada “o melhor amigo do dia”. E você só entenderá o que isso significa durante o seu intercâmbio. Em algum momento você conhecerá alguém, pode ser que o tempo com essa pessoa dure 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 mês ou mais. Vai parecer que essa pessoa é um amigo de longa data, que conhece você melhor que o seu amigo de anos e o tempo que vocês vão ter passado juntos vai ser incrível. Porém, no final do dia vocês vão se despedir e há grandes chances de nunca mais rever essa pessoa de novo. Mas, por mais curto que tenha sido esse tempo, essa pessoa vai marcar em definitivo a sua vida.

Apesar do destino do FREE ser os Estados Unidos, acabamos por conhecer gente de todo mundo, de todos os hábitos, religiões, estilos e crenças. Aprenda com cada uma delas e respeite os seus hábitos. Converse com essas pessoas e assim você vai conhecer e entender muito melhor o mundo em que vivemos!

Novos lugares:
o FREE é deixarmos o nosso lar para ter a experiência de viver em um lugar novo! Todos os nossos hábitos devem adequar-se ao novo destino, a essa nova cultura! O FREE é incrível pela possibilidade de conhecer lugares que sempre sonhávamos ir, mas que nunca imaginávamos conhecer. Os Estados Unidos possui um território extenso e cheio de culturas diferentes, com muitas peculiaridades. É a chance de conhecer muitas delas!

Fazer coisas que você nunca imaginou fazer: além de conhecer pessoas e lugares novos, você vai experimentar coisas tão novas que muitas vezes você nem sabia que existiam. É um período de intenso aprendizado e são claras as chances de cada dia fazer algo inédito. Para muitos, fazer a própria comida é uma experiência nova, outros terão que procurar pela primeira vez um lugar para morar. Tem aqueles que terão a primeira experiência profissional, assim como muitos verão neve pela primeira vez. Muitos terão a primeira sensação de saudade de suas vidas e todos vão se divertir como nunca se divertiram antes. Afinal, são tantas comidas e sabores novos, pessoas e culturas, músicas e estilos! Basta aproveitar cada uma delas!

Não perder nenhum semestre da faculdade:
durante muito tempo o grande desafio era fazer um intercâmbio sem ter que parar a faculdade. Hoje o FREE possibilita um intercâmbio com tudo que tem direito, sem que o aluno perca nenhum semestre da universidade. As férias de verão, mudam para inverno e se tornarão as melhores férias universitárias que você já teve. Você acaba o semestre no final do ano de uma maneira e volta para o semestre seguinte com uma carga de experiência que nenhum outro colega terá chegado perto de adquirir pelo mesmo período.

Melhorar o inglês: ou passar fome! O grande objetivo da maioria dos participantes é voltar com o inglês afiado. O desenvolvimento dependerá somente de você, mas pode ter certeza que essa é uma ótima chance de dar uma boa guinada no seu inglês. Mesmo se no seu trabalho você não praticar muito o idioma, o que pode acontecer, o dia a dia nos Estados Unidos certamente lhe proporcionará várias oportunidades para você falar inglês, basta você ter iniciativa! Você estará exposto à língua no mercado, na hora de pegar um ônibus, na festa, na loja e em qualquer outro lugar que você for.

Vergonha todo mundo passa! Todos passam por dificuldades com a língua inglesa durante o intercâmbio, mas cabe ao aluno desafiar-se e buscar o melhor proveito, explorar a pratica e aprender cada dia mais.

Ganhar dinheiro:
é incrível como o dinheiro pode render! Como o pagamento é por hora, você vai perceber que cada hora passa a valer muito, mesmo trabalhando na área de serviços. É impossível tentarmos fazer um comparativo com a nossa realidade aqui no Brasil, pois lavar louça lá nos Estados Unidos acaba por ser bastante lucrativo. Além de ganhar por hora, a maioria dos empregadores paga quinzenalmente, mantendo os bolsos dos intercambistas sempre recheados.

Outra grande vantagem dos Estados Unidos é que se ganha bem e há muitas opções para torrar todo o pay check. O dinheiro passa a valer muito, pois há muita coisa barata: viagem, roupas, festas, compras, etc. Cabe a você escolher onde investir o seu dinheiro! Com U$ 20,00 você pode comprar duas camisetas de marca, fazer uma boa festa, ir comer em um bom restaurante, comprar uma passagem de ônibus/trem para visitar uma nova cidade, comer quase 20 double cheeseburger, pagar a diária de um hostel, etc. A cada pagamento, uma série de dúvidas são geradas: de onde gastar o dinheiro!

Grace Period: o grand finale! Nada como juntar uma grana, adquirir muita experiência, preparar bem o inglês e ter um mês para curtir muito pelos Estados Unidos. Viagens, festas, compras, amizades, passeios, poupança, etc. It’s all up to you! Você tem um mês para decidir o que fazer e como curtir tudo o que adquiriu durante o seu FREE!

Difícil é não viciar no FREE!!!

Abraços,
Érick Luchtemberg

Um comentário:

Feel FREE to speak...