sábado, setembro 18, 2010

Natália Taffarel Bosse - Depoimento sobre FREE 2009/2010


Resolvi que iria viajar aos Estados Unidos quando tinha 15 anos. Decidi, só nunca havia encontrado a oportunidade ($$$). Sou de uma família simples, então para fazer uma viagem dessas teria que batalhar muito antes. Trabalhei bastante e finalmente consegui a oportunidade de fazer minha viagem. Pesquisei em diversas empresas por bastante tempo (fiz isso com antecedência de 6 meses e acho que devia ter feito antes ainda). E a EGALI foi a empresa que me deu os melhores custos, com certeza.

Quanto ao tipo de programa escolhi um que fosse por pouco tempo já que tenho um namorado aqui que já me incomodou... hehe Mas deu tudo certo! E outra, eu queria um programa onde eu pudesse trabalhar, assim pagaria minha viagem e já aprenderia inglês. Diversas foram as opções de emprego, mas foi na Feira que todos tivemos que falar com o representante do Sponsor, em inglês, e ele alocava como melhor fosse. Fui alocada para trabalhar no Amazing Homes of Vermont, numa cidadezinha de 1500 habitantes chamada Killington, divisa com o Canadá. O normal lá era -20ºC, mas nada que uma boa gaúcha não se acostumasse. De fato queria viver uma experiência bem diferente e, por esse motivo topei ir para neve. A cidade de Killington é famosa pelas estações de SKI.

No Amazing Homes nós éramos os limpadores das casas de luxo de veraneio que existem lá. Muitas pessoas famosas e que tem dinheiro nos EUA têm uma casa na sua cidade natal, uma na Flórida (para verão), uma em NY (para trabalhar) e uma em Vermont (para Inverno e esquiar). Eu tava muito ansiosa e nervosa por não saber o que estava me esperando... E encontrei muita dificuldade, passei muito frio e fome nos primeiros dias. Mas não se apavorem, porque isso me fez crescer muito como pessoa e de poder viver coisas diferentes. Também por ser uma cidade pequena, a gente passa muito mais dificuldades. Se pudesse escolher de novo, iria para uma cidade maior, com certeza.

Nunca precisei da ajuda da EGALI dos Estados Unidos, já que eles passam todas as dicas possíveis para não dar nada errado lá. Isso é muito bom! Mas tive sorte também, vários brasileiros lá passaram por maus bocados. Mas a experiência foi sem preço! Vi coisas que nunca veria na minha vida e vivi a experiência de me tornar a casta menor, já que lá tu é imigrante e eles já sabem que você foi para lá pára fins de mão-de-obra. Existem diversos casos, mas pude presenciar o caso dos Jamaicanos que todos os anos vão trabalhar na mesma empresa, no mesmo lugar, morar no mesmo lugar, por tempo temporário para juntar uma grana.

Quanto ao suporte EGALI não tive o que reclamar. Foram muito atenciosos comigo e com quem foi comigo também. Pra mim os maiores pontos positivos da viagem foram: poder fazer o que tu quiser sem se importar com nada, ter a tua vida, controlar o teu dinheiro, tomar suas decisões e passar trabalho por erros teus! Sim, a gente erra muito até a aprender as “manhas” de lá, fazemos muitas amizades, a maioria brasileiros. Pontos negativos: Passei muito frio, a comida não é nada boa, a gente trabalha demais (demais mesmo!) e sente muitas saudades de todos aqui.

Recomendo esse programa para pessoas que estão afim mesmo de dar duro, que não tem frescuras na vida e que quer curtir algo muito diferente da realidade aqui no Brasil!

Natália Taffarel Bosse

Um comentário:

Feel FREE to speak...