quarta-feira, julho 14, 2010

Asafe Cortina - Depoimento sobre FREE 2009/2010


O FREE foi certamente uma das melhores fases da minha vida; a mais emocionante entre todas, com certeza. A aventura de arrumar as malas e ir sozinho para um novo país é uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter!

O Programa é extremamente organizado, desde o começo. A Egali apóia desde a tomada de decisão (quando ainda estamos pensando em viajar) até o final da viagem. Um grande apoio também na hora do visto, uma das partes mais emocionantes do processo! (Que, por sinal teve 100% de aprovação pra galera do FREE 2009/2010)

E emoção começa mesmo quando assinamos os papéis e decidimos: “é isso que eu quero, Estados Unidos, aí vou eu!” São os meses mais empolgantes que qualquer um pode esperar. A ansiedade desde a hora do visto e a entrevista no consulado, a espera por um Job Offer, assinar um contrato com uma empresa, tudo é incrível.

Depois do visto, o que esperar? O coração na mão é inevitável, contar os dias pra viajar é uma sensação indescritível, mas o mais legal mesmo é quando você está no avião e pensa: “pronto, estou indo para os Estados Unidos pra uma aventura gigante”. Você sabe que vai ter um empregador te esperando e que tem emprego garantido, mas todas as questões de moradia, de se virar sozinho pra se alimentar e se transportar, tudo isso trás um sentimento tão intenso que não tem como explicar, só vivendo.

É incrível quando a gente pisa em solo americano e pensa: “Eu cheguei! O que será que me espera?”.

Eu fui pra um lugar chamado Lake Delton, em Wisconsin, pra trabalhar em uma rede de restaurantes chamado Culver’s. Desde a chegada foi uma aventura, toda a correria pra chegar no destino final, escalas de vôos e outros tipos de transporte. Lembro que cheguei no dia 24 de Dezembro em Lake Delton, depois de MUITA neve no caminho, já cheguei pra curtir o Christmas Eve com a galera que encontrei por lá.

É muito emocionante chegar no trabalho pela primeira vez e conhecer a cultura americana. No início a gente se sente meio fora do local, mas é isso que torna tudo mais divertido. Depois de um tempo nos acostumamos de uma maneira tão forte que parece que sempre fizemos parte daquele lugar. Algumas vezes o trabalho é puxado, mas só o fato de você pensar: “Estou trabalhando nos Estados Unidos”, já dá um ânimo muito grande pra trabalhar.

Um dos fatores mais interessantes é que lá você conhece muita gente e faz muitos amigos. Quem gosta de festa vai se dar bem, festa praticamente todos os dias, e com pessoas de todos os lugares do mundo.

A rotina de vida é muito diferente, tanto a alimentação quando os relacionamentos entre as pessoas. A gente nota muito a diferença. Uma das coisas que mais nota a diferença é na hora das compras (viva os Outlets!).

É muito legal a questão do “incerto”, porque cada dia você pode viver uma aventura diferente, conhecer um lugar diferente.

O engraçado também são os micos que a gente paga em inglês. Claro! Mesmo quem tem o inglês avançado uma hora ou outra vai entender algo errado e pagar um mico. Uma vez minha chefe me deu uma instrução e eu disse: “Yes”, mas não fiz nada. Aí ela riu e me perguntou: “Você não entendeu, né?”. São momentos muito engraçados. Uma das vantagens é que, pra quem quer e se puxar pra isso, o inglês melhora 100%.

Depois dos meses de trabalho o melhor é o Grace Period! Mochila nas costas e se aventurar pelos Estados Unidos. Confesso que quase chorei de emoção quando andei na Times Square em New York pela primeira vez. Sem falar em patinar no Rockefeller Center, no Central Park, das noites de Manhattan e de ver a Estátua da Liberdade de perto. E não só New York. Estive em outros lugares dos Estados Unidos que sempre vi em filmes e achei incrível, como Chicago, Madison, Orlando, Miami, Detroit, Minneapolis. Foi o mês mais alucinante da minha vida.

Enfim, quem quer emoção, o FREE é o programa certo. Além de dar uma oportunidade incrível de mergulhar na cultura americana, ainda permite conhecer os Estados Unidos. Óbvio que dificuldades surgem no meio do caminho, mas isso faz ficar mais interessante. Minha dica pra quem vai é: curtam cada dia, viagem bastante, conheçam pessoas novas e façam muitos amigos. O tempo passa rápido e quando voltarem ao Brasil vão sentir MUITA saudade. Certamente eu faria de novo o programa e se me pedem conselho sobre ir eu digo: “Nem pense duas vezes!” Boa sorte, galera! Aproveitem!

Asafe Cortina

Um comentário:

  1. Ficou awesome no blog! \o/
    Espero que colabore pra decisão do pessoal em fazer o free e pra dar mais empolgação em quem já se matriculou! :D

    ResponderExcluir

Feel FREE to speak...