sexta-feira, fevereiro 26, 2010

New York



Apesar de New York City assustar pelo seu tamanho, é uma cidade muito fácil de se localizar e locomover.

A cidade é dividida em 5 áreas: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens, e Staten Island. Muito provável que você ficará apenas em Manhattan e, quem sabe, atravessar a ponte do Brooklyn e ir ao Brooklyn Heights.

Para facilitar, é legal você dividir Manhattan em pelo menos três áreas: Downtown, Midtown e Central Park.

Segue uma boa opção de acomodação muito bem localizada para quem tem pouco tempo para conhcer a cidade. Apenas para Downtown é necessário pegar metrô, pois Midtown e Central Park pode ser feito a pé. O hostel é o Columbus Circle (http://www.cchostel.com/). Esse hostel está localizado a duas quadras da entrada sudoeste do Central Park, próximo ao Columbus Circle. Quando estive por lá, certa noite fui procurar um Mc Donald's para jantar e me deparei com a Times Square, que fica apenas 10 quadras do hostel. Depois disso, toda noite dava um pulo lá.

Segue um mapa com pontos turísticos e legenda para facilitar:

Downtown:
Você deve pegar o metrô até o Ground Zero (Memorial do 11 de setembro – World Trade Center). Se desejar vai até a Century 21, que fica a uma quadra, é uma loja com roupas bem baratas, estilo Ross e Marshalls. A poucas quadras é o Financial District, na Wall Street tem a Bolsa de Valores de NYC e o Charging Bull. Mais algumas quadras você estará no Battery Park, aonde pega o Ferry para Estátua da Liberdade e passagem pela Ellis Island (Museu da Imigração)
Tem dois valores: 8 e 20 dólares, o de 20 dólares tem direito a entrar na estátua. Se possível, faça o passeio para a “Crown”, para subir na coroa.
Depois da estátua eu aconselho atravessar a Brooklyn Bridge e ir ao Brooklyn Height, muitos filmes são filmados lá para pegar um skyline de Manhattan de um ângulo diferente. Na entrada da ponte já dá uma passada em frente da City Hall. Há próximo da saída da ponte também a Suprema Corte, você com certeza já viu ela nos filmes. Depois você pode aproveitar pra dar uma passada na Little Italy e ir na Broadway na região do Soho. Essa região do Soho é cheia de lojas.

Midtown:
Você pode começar por cima ou por baixo. Eu aconselho descer até o Madison Square Garden, o estádio, e subir. Passar pelo Empire State Building, são 20 dólares para subir no maior prédio de Manhattan, são 86 andares, por mais uns dólares dá pra subir mais um pouco e ver um filme. Depois poderá passar pelo Chrysler Building e na seqüencia ir até o Grand Central Terminal.
Caminhe um pouco e vá até o prédio da ONU, suba até a FAO Schwarz, uma das mais famosas lojas de brinquedo do mundo (aonde o Tom Hanks dançou no piano em "Big". Ao lado tem a loja da Apple e na região tem diversas lojas. Desça até o Rockefeller Center, próximo ao Rockefeller Center tem o Top of the Rock, dizem ser uma das vistas mais bonitas de New York, mas são 21 dólares para subir.Na volta dê uma passada pela Times Square.
Na Times Square tem diversas coisas: o maior Mc Donald’s do mundo, os melhores espetáculos do mundo, a loja do MM’s de 3 andares, loja da Hershey's, Toys"R"Us (uma loja de brinquedos com uma roda gigante dentro) e diversas outras lojas. Eu aconselho assistir um espetáculo da Broadway, eu fui no The Lion King, você pode comprar os ingressos com melhor preço na “Tkts”.

Central Park:
O Central Park em si já é uma atração a parte, coisas pra fazer nele é o que não faltam. Aproveite o tempo livre para ir caminhando por ele e descobrir o que há guardado dentro desse parque localizado no centro de NYC. Na 72nd, West side, tem o Dakota Building, o prédio aonde morava o John Lennon e aonde ele foi assassinado. Logo em frente tem o Memorial dele, no Strawberry Field.
Duas outras grandes atrações próximas ao Central Park são o Amer - Museu de História Natural (do filme “Uma Noite no Museu”), no lado oeste e o Metrpolitan, museu de arte, no lado leste.
A entrada para o Amer depende das atrações que você desejar ver, segue o link: https://ev12.evenue.net/cgi-bin/ncommerce3/SEGetEventList?linkID=amnh-tm. O Silk Road não é muito legal, o “boborletário” é bem bacana e o Planetarium é incrível. Na frente do museu tem uma espécie de banquinha de comida (quesão cheias em NY, estilo carroça de cachorro quente) aonde o atendente vende uns ingressos com direito a quatro atrações por U$20,00.
A entrada para o Metropolitan é U$20,00.

Uma opção, dependendo do que você deseja visitar é comprar o City Pass: http://www.citypass.com/city/ny.html

Tem duas opções de shuttle do aeroporto para o hostel e do hostel para o aeroporto, o Super Shuttle e o Go Airlink. Em NY eu usei o Go Airlink que é mais barato (http://www.goairlinkshuttle.com/), mas na minha primeira vez em LA eu usei o Super Shuttle (http://www.supershuttle.com/).

Outra dica é tomar café da manhã nessas banquinhas de comida que tem espalhado por NY. São bem baratas! Você pode comer ovo mexido com café por menos de U$3,00 ou então um hot chocolate com muffin, croissant ou bagel por dois dólares.

Starbucks você acha a cada duas quadras. Eu aconselho ir no Dunkin’ Donuts. Os donuts são apenas ¢99 e são uma delícia, aconselho comer o Boston Kreme Donut.

No mais, aproveite a Big Apple, Coração do Mundo!

Um comentário:

  1. Curti demais o roteiro,cara. É bem prático e objetivo, do jeito que to procurando mesmo. Pretendo conhecer NY este ano ainda. E suas dicas me serão bem úteis. Valeu. Abraço.

    ResponderExcluir

Feel FREE to speak...