quarta-feira, maio 25, 2011

Quando serão divulgadas vagas?

Boa noite galera FREE!

Hoje trataremos de um assunto que muitos devem estar se perguntando e que gera bastante ansiedade nos participantes do FREE: quando as vagas serão divulgadas.

A melhor resposta para esta pergunta é: não há uma data específica ou exata para isto acontecer!
Isso acontece, pois esta questão depende de muitos fatores, desde econômicos, climáticos, a fatores relacionados aos sponsors e aos empregadores diretamente.

Especialmente após a crise econômica nos EUA, muitas coisas mudaram no programa de Work & Travel. A oferta de mão-de-obra americana é mais abundante, os empregos estão cada vez mais escassos, fazendo com que a taxa de desemprego aumente e, consequentemente deixando os empregadores mais receosos em confirmar com grande antecedência a necessidade de mão-de-obra estrangeira.

Sendo assim, as empresas optam por esperar o máximo possível e somente estabelecem uma estimativa de demanda de funcionários quando se aproximam do início da temporada de inverno. O ponto positivo disto é, que desta forma, os empregadores tentam minizar problemas como overstaffing, cancelamentos de vagas e oferta de poucas horas de trabalho por semana.

Outro fator agravante este ano, como alguns de vocês já ouviram falar, são as mudanças propostas nas regras do programa de Work & Travel, que serão divulgadas no dia 15 de Julho. Isto faz com que os Sponsors também sejam mais cautelosos e não se precipitem ao divulgarem vagas de empregos.

Além disto, por acreditarmos no intercâmbio responsável, procuramos somente divulgar vagas após recebermos confirmação do Sponsor, o que, claro, não impede que a vaga seja cancelada ou que haja algum problema, mas fazemos o máximo que pudemos para reduzir este risco e, caso isto aconteça, você contará com total auxílio de nossa equipe em sua recolocação em uma nova vaga.

Apesar de todos estes fatores, temos um compromisso com os nossos alunos: todos embarcarão para os Estados Unidos com uma vaga de emprego!

Como sabemos que vocês estão morrendo de curiosidade para começar a receber as vagas, nossa previsão é de que isto aconteça final de Junho, meados de Julho. 

Até lá, manteremos vocês sempre informados se houver qualquer novidade sobre o assunto, portanto fiquem ligados no blog!

Abraços,

Thiago Michaelsen.
Operacional 

quarta-feira, maio 18, 2011

O que esperar do FREE?

Olá Pessoal,

Meu nome é Érick Luchtemberg e trabalho na área comercial da Egali, como coordenador do escritório de Porto Alegre. Como ex-aluno da Egali e do FREE, posso contar para vocês em primeira mão o que esperar do programa e também dividir algumas idéias para que vocês aproveitem ao máximo o intercâmbio de vocês.

O principal determinante para ter sucesso no FREE é a maneira como você vai encarar o programa. É importante você ter consciência de que o fato de sair com o emprego do Brasil não o torna mais fácil do que as outras modalidades de intercâmbio.

O FREE é um programa muito intenso! São 3 anos em 3 meses. Durante 3 anos passamos por diversos momentos de alegria, desespero, tranqüilidade, raiva e diversão. No FREE passamos por tudo isso em proporções muito mais intensas e períodos mais curtos. Cabe a você saber lidar com cada situação! Não se emocione em exagero, tanto para situações positivas, como negativas.

Uma dica de quem já fez o FREE é: deixe fluir! Viva um momento depois do outro e aproveite cada segundo. Quando você menos esperar, estará dentro do avião voltando para o Brasil com uma carga de vida que nenhuma outra experiência poderia ter lhe proporcionado.

A melhor maneira de lidar com as expectativas em relação ao trabalho ou a cidade é: não criar expectativas! Sim, isso é extremamente difícil! Mas acredite, tudo que você imaginar, inventar e criar na sua mente, nada vai ser como você pensou durante o seu intercâmbio. Algumas coisas serão melhores, outras piores.

O importante é estar aberto as diversas opções e saber tirar o máximo proveito de cada uma. Com certeza você não irá trabalhar no melhor empregador, na cidade mais legal e ganhando o melhor salário. Mas pode ter certeza, muita coisa boa terá onde quer que você vá!

É importante criar um ambiente agradável de trabalho! E isso não é apenas no emprego do FREE, mas qualquer outro lugar que você for trabalhar. Se você for simpático com seus colegas, pode ser que eles sejam com você. Se você não for simpático, eles certamente não serão. Tome a iniciativa! Se mostre disposto no trabalho, seja prestativo com os clientes, colegas e chefes. Se você os tratar bem, logo eles lhe tratarão também. Lembre-se: respeito e simpatia levam você a qualquer lugar.

Eu tive muita sorte no meu empregador. Eu fiz a minha sorte! Desde o primeiro dia eu me mostrei proativo, pontual, puxava papo com os outros funcionários e chefes.  O FREE é um programa em que todos os empregos são na área de serviços, em funções que você nunca pensou trabalhar aqui no Brasil. Aproveite e divirta-se! Dê o melhor de você!

Assim como há regras nas empresas do Brasil, nos Estados Unidos será a mesma coisa. Você pode ser demitido, você pode ser promovido. Você pode levar um puxão de orelha, assim como você pode receber um elogio. Por você ser um brasileiro em um empregador norte-americano, não lhe garante nenhuma facilidade. Você trabalhará assim como os outros funcionários.

Esteja preparado! Os empregadores mais comuns são: hotéis, restaurantes, lojas, cassinos, etc. E você não terá necessariamente uma função. Eu trabalhava em uma cafeteria em que fazia as bebidas quentes, as bebidas geladas, era caixa, atendia os clientes, limpava o chão, lavava a louça, pegava os ingredientes ou qualquer outra função que poderia ser feito na cafeteria.

Não há nenhuma dica especial a ser passada. Apenas encare essa aventura como mais um desafio! Os momentos de dificuldade serão os que mais farão você crescer. Os momentos de diversão serão constantes e devem ser aproveitados! 

Enjoy it! FREE your mind!

Abraços,

Érick Luchtemberg
Comercial 
 

segunda-feira, maio 16, 2011

Como fazer o Passaporte?

Boa tarde!


Hoje trataremos de um dos assuntos mais importantes do seu intercâmbio: o passaporte.

Obter o passaporte é primeiro passo do seu intercâmbio, pois sem ele você não poderá viajar. Portanto, se você está pensando em se inscrever no FREE ou já está inscrito, faça o seu o quanto antes para evitar atrasos!

Para ajudá-los neste processo, segue o passo-a-passo para retirar o seu:


2. Clique em “Requerer Pasaporte (para brasileiros)”

3. Clique no item 2: “emissão de passaporte”

4. Preencha o cadastro e clique em “confirmar”

5. Será gerada a guia de pagamento e o protocolo

6. Realize o pagamento da Guia (no valor de R$ 156,07) em qualquer banco, tanto pessoalmente como pela Internet

7. Com o protocolo você realiza o agendamento do seu atendimento para fazer o requerimento do passaporte através da página www.dpf.gov.br/servicos/passaporte. Você deve clicar em “Agendar Atendimento”;

8. Compareça na data, horário e local do agendamento (você escolherá o local durante o preenchimento do formulário), com o comprovante de pagamento e os documentos necessários;

9. Qualquer dúvida você pode entrar em contato com a central de informações da Polícia Federal para o novo passaporte: 0800-9782336 ou com o seu consultor de Real Atenção ao Aluno.

Para consultar a lista de documentos necessários para obter o passaporte acesse: http://goo.gl/l3GoA.

Um abraço,

Thiago Michaelsen.
Operacional

quarta-feira, maio 04, 2011

Novo Blog FREE

Boa Tarde,

Como vocês devem ter percebido, o Blog da Base FREE está de cara nova! Este ano, temos várias novidades no programa e uma delas é a utilização do Blog como ferramenta principal e essencial para a comunicação da Egali com os alunos.

Este canal, antes somente usado pela Base durante o programa, passará a se chamar Blog do FREE. Toda semana atualizaremos o blog com assuntos diversos como dicas, depoimentos, informações sobre vagas, documentação, prazos e muito mais!

Neste "primeiro" post, gostaria de apresentá-los a equipe que vai participar da atualização do blog:

Meu nome é Thiago Michaelsen e desde o ano passado faço parte do time Egali. Depois de passar pelos setores de Real Atenção RS, Base FREE 2010/2011, estou agora no departamento responsável pelos programas, como o FREE. Como intercambista, também realizei o programa de Work & Travel, duas vezes, além de ter feito um programa de estágio durante 1 ano nos EUA.

Contaremos também com o Érick Luchtemberg, atual coordenador do escritório de Porto Alegre, que foi Base FREE em 2009/2010 e começou na Egali em nosso escritório de Caxias do Sul, no RS. Em seu itnercâmbio, o Érick foi para a Califórnia trabalhar no Pacific Park através da Egali, claro!

Por fim, representando o sudeste, teremos o Tiago Ferreira, supervisor da Real Atenção RJ/MG, que a quase um ano atrás inaugurou a Real Atenção ao Aluno no sudeste, inicialmente atendendo os alunos de RJ e SP. Durante 6 meses, o Tiago trabalhou na Disney, em Orlando.

Além disso, sintam-se livres para deixar comentários, sugerir assuntos e mandar os seus depoimentos. Se você quiser dividir algo com os outros intercambistas, é só escrever para basefree@egali.com.br!

Fiquem ligados e acompanhem o blog para ficar por dentro das novidades do FREE!

Abraços,

Thiago Michaelsen.
Operacional